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Lançamentos
Nesse item devem ser cadastrados:
as despesas (débito)
as receitas (crédito)
baixa no lançamento (data do pagamento ou do recebimento)
Para cadastrar um lançamento:
clicar em Novo
Tipo de Movimento: selecionar débito (despesa) ou crédito (receita)
Conta: selecionar a conta onde será debitado ou creditado o lançamento
Descrição: preencher com a descrição do lançamento (ex: conta de luz, celular 99999-8877, etc)
Lançamento: esse campo já estará preenchido com a data do dia, mas pode ser alterada
Centro de Custo: preencher com o Centro de custo. Ao iniciar a digitação, o texto já será sugerido. Selecione com a sete e aperte enter. Se não estiver cadastrado, será necessário acessar o Cadastro de Centro de Custo e incluir.
Cliente/Fornecedor: se cadastrado em Geral / Pessoa, ao iniciar iniciar a digitação, o texto já será sugerido. Selecione com a seta e aperte enter. Se não estiver cadastrado, digite todo o texto.
Número: preenchimento opcional. Pode ser usado para número de cheque, número de cartão de crédito, etc.
Vencimento: data prevista do pagamento ou do recebimento.
Valor Bruto: valor total do pagamento ou do recebimento.
Valor: valor efetivamente pago ou recebido, considerando descontos, retenções de impostos, taxas de administradoras, etc.
Permitir alterar o valor da baixa: assinalar esse item para que o sistema permita, no momento da baixa, alterar o valor efetivamente recebido ou pago. O valor pode ser maior para pagamentos com multa ou menor para pagamentos com descontos. Se esse item for deixado em branco, o valor da baixa terá que ser igual ao valor previsto cadastrado.
Operação agendada: marque essa opção para pagamentos com débito em conta ou pagamentos que já tenham sido agendados no banco.
Observação: esse campo é opcional e deverá ser preenchido obrigatoriamente nos casos em que o valor da baixa for diferente do valor previsto cadastrado.
Para finalizar o lançamento da despesa ou receita no sistema, é possível:
Salvar: salva o lançamento no sistema e fica com status Em elaboração.
Lançar: salva o lançamento no sistema e fica com status Aguardando baixa.
Lançar e dar baixa: salva o lançamento no sistema e já exibe a tela para baixa no sistema. Quando é dado baixa, o lançamento fica com status Finalizado.
Fechar: se ainda não salvou ou lançou o débito ou crédito, fecha a tela sem salvar o lançamento. Exibe tela solicitando confirmação. Se salvou ou lançou, apenas fecha a tela.
Períodos sugeridos no sistema para consulta:
3 últimos dias
7 últimos dias
15 últimos dias
30 últimos dias
60 últimos dias
90 últimos dias
ou digite uma data início e fim que não ultrapasse o limite de 90 dias de consulta
IMPORTANTE: Para consulta de qualquer lançamento, verfique o status e período de datas.
Se não tiver certeza, selecione sempre o status TODOS.