Estoque - Solicitar Cotações
 
  
As Cotações poderão ser cadastradas no sistema e enviadas via e-mail ou impressas, para um ou mais fornecedores.
Para enviar via e-mail diretamente do sistema, é necessário que o Fornecedor esteja cadastrado e com e-mail válido.
 
As Cotações serão cadastradas com os seguintes itens:
  •  Cotação base:
        - se primeira cotação, deixe em branco.
        - se já foi realizada uma cotação anterior com produtos semelhantes, clique em LOCALIZAR, para localizar a cotação e evitar o preenchimento de todos os campos.
  •  Código: do produto cadastrado no sistema. Será preenchido automaticamente pelo sistema.
  •  Lembrete: nome de fácil identificação
  •  Status: nesse item serão utilizados os status de cotações cadastrados (Aguardando Recebimento; Cancelada; Em Elaboração; Em Processamento; Finalizado)
  •  Emissão: data da emissão da cotação
  •  Limite: prazo final para recebimento das respostas das cotações enviadas
  •  Clique em Salvar e a próxima tela será exibida.
     
  • Grupo (opcional): se houver um grupo de produtos cadastrados, inicie a digitação e o nome irá aparecer.
       Se não sabe quais os nomes dos grupos cadastrados, digite % e clique em Enter. Irão aparecer todos os grupos cadastrados.
     
  •  Produto:
        - nesse item serão selecionados os produtos e respectivas quantidades, que farão parte da cotação.
            - o produto precisa estar previamente cadastrado em Estoque / Produtos
       - preencha com a quantidade do produto que será cotada.
       - clique em Adicionar
     
  •  Fornecedores:
       - serão selecionados os Fornecedores que receberão a cotação
         - o Fornecedor precisa estar previamente cadastrado em Geral / Pessoa, com status Fornecedor e e-mail na aba Contatos preenchido
       - será formatado o e-mail a ser enviado com a cotação para um ou mais Fornecedores
     
  •  E-mail Formatar:
       - o Remetente do e-mail é o usuário / e-mail que irá enviar a cotação ao Fornecedor.
         - para cadastrar o Remetente do e-mail, selecione em Geral / Parâmetros o usuário já cadastrado que será o remetente da mensagem
         - deverá ser selecionado um Remetente para Cotações e para Pedido de Compra, apenas clicando no quadrinho ao lado esquerdo do usuário a ser selecionado
      - o e-mail poderá ser enviado com cópia (cc) para outro destinatário
      - o texto do e-mail poderá ser personalizado
      - no e-mail será anexado um arquivo em Excel para que o fornecedor preencha o valor do produto, do frete, percentual de desconto
        - a planilha enviada no e-mail após ser preenchida pelo Fornecedor, deverá ser devolvida via e-mail, para que seja importada no sistema.
        - a planilha terá duas linhas para cada produto incluído na cotação, sendo uma linha para o produto e outra para o frete do produto, quando for o caso.
     
  •  E-mail Enviar:
        - poderá ser feito o Download ou Envio da cotação
          - nesse momento aparecerá uma tela para que seja confirmada a mudança do status do pedido de "Em elaboração" para "Em processamento"
          - após essa confirmação, a cotação não poderá ser alterada. Confira todos os itens antes de confirmar a mudança de status da cotação.
       - a opção Download, vai fazer download da cotação em arquivo Excel, enviada como anexo no e-mail do Fornecedor
       - a opção Enviar, vai enviar a cotação por e-mail para o Fornecedor, com a planilha excel a ser preenchida, como anexo.
     
  •  Log de envios:
        - na mesma tela será exibido a data e ações realizadas sobre a cotação em uso.