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Campos obrigatórios
 
O Laudo & Imagem permite configurar todos ou alguns campos do cadastro como preenchimento obrigatório.
Esse recurso garante a segurança de que campos importantes do cadastros não sejam deixados em branco.
 
Todo campo marcado como obrigatório, obrigará o usuário a preenchê-lo com um dado válido.
Se não for preenchido, o programa não deixa salvar o cadastro do exame, exibindo uma mensagem sobre a obrigatoriedade do preenchimento, até que o campo seja preenchido.
 
Não confunda campos obrigatórios com os campos que serão exibidos no cabeçalho do laudo na impressão do mesmo.
 
Alguns destes campos já vem configurados como obrigatórios quando o usuário instala o Laudo & Imagem.
Estes campos são:
1. Número do exame
2. Tipo de Exame
3. Paciente
4. Sexo
5. Idade
6. D.U.M. (apenas no tipo de exame Colposcópico)
7. Logotipo
8. Responsável
 
Os campos obrigatórios podem variar de tipo de exame para tipo de exame e podem ser configurados em PADRÃO/CAMPOS OBRIGATÓRIOS.
 
Note que ao marcar um campo como obrigatório o administrador estará obrigando o usuário a preencher o campo.
Se não preencher o campo com um dado válido o programa não deixará cadastrar o exame.
Por isso muito cuidado ao configurar um campo como preenchimento obrigatório.
Verifique antes se os dados que vem dos requisitantes trazem este dado.
 
Para configurar um campo como obrigatório, proceda da seguinte maneira:
1. clique em "Padrão"
2. na lista que aparece logo em cima, escolha a opção "Campos obrigatórios" e os campos do cadastro serão exibidos
3. o primeiro campo que aparece é o "Tipo de exame". Escolha o tipo de exame que deseja marcar os campos obrigatórios.
4. ao escolher o tipo de exame, abaixo aparecerão os campos do cadastro para aquele exame
5. Para mudar de obrigatório para não-obrigatório ou vice-versa, clique na caixa de confirmação do campo e mude a marcação.