Rascunho do exame
 
O rascunho é um impresso com as principais informações ao se cadastrar um exame.
Este papel, segue juntamente com o material coletado permitindo que se façam anotações para posterior digitação dentro do programa.
O rascunho é opcional.
 
Para imprimir um rascunho proceda da seguinte maneira:
1. em "Cadastro" clique no botão "Exame anterior" à esquerda, embaixo.
2. localize os exames anteriores do paciente escolhendo os critérios de busca.
Note que o nome e sobrenome do paciente já vem separado para que o usuário possa escolher.
Desta maneira pode-se localizar pacientes que tenham o sobrenome escrito abreviadamente.
3. clique em "Verificar se existe exame anterior"
 
4. Se existirem exames que obedeçam aos critérios selecionados eles serão exibidos na lista à direita.
Para certificar-se que o exame é do mesmo paciente, clique na lista e os dados daquele exame serão exibidos.
5. Clique em "Imprimir rascunho" e o rascunho será impresso pela impressora que foi configurada em "Padrão | Exames"
Após imprimir o rascunho, clique OK. Ao fazer isso, o número do exame anterior do paciente será incluído na Consulta. Veja mais em
 
O rascunho é um método mais trabalhoso e antigo.
A maneira mais segura e ágil, seria ter uma estação Laudo & Imagem em diversos setores da empresa, de modo que cada um dos profissionais envolvidos digitasse diretamente no programa as informações.