Formas de navegação nos campos do cadastro
Existem algumas maneiras de navegar nos campos do cadastro, utilizando:
1. o mouse
2. o teclado
3. mesclando o mouse e o teclado.
A maneira mais prática de preencher um cadastro é através do uso do teclado.
São estas as regras básicas de navegação utilizando-se o teclado:
- ENTER - vai para o próximo campo
- CTRL + TAB - volta para o campo anterior
Em caixas de textos
- seta para a esquerda e direita movem o cursor entre as letras do texto
- tecla DELETE apaga caractere à direita do cursor ou o texto selecionado
- tecla BACKSPACE apaga o caractere à esquerda do cursor ou o texto selecionado
- tecla ENTER confirma o dado e passa o foco para o campo seguinte
Em listas de opções:
- seta para cima e para baixo exibem as várias opções
- digitar a primeira letra leva ao primeiro nome que começa com esta letra. Digitar a mesma letra novamente, leva ao seguinte e assim por diante. Depois de exibir o último nome, digitar a primeira letra leva novamente ao primeiro nome da lista que começa com esta letra.
Em caixas de confirmação
- barra de espaço muda o estado do controle (clicado ou não-clicado)
Botão de cadastramento
São os botões azuis que aparecem à esquerda de determinado campo.
Quando este botão está presente, significa que aquele campo (geralmente um campo do tipo lista de opções) pode ser ampliado.
Por exemplo: o campo REQUISITANTE refere-se a quem requisitou o exame. Como geralmente os requisitantes se repetem, eles podem ser cadastrados para que, na próxima vez, não seja preciso digitar seu nome novamente.
Para cadastrar um novo requisitante, proceda da seguinte maneira:
1. Clique no botão azul e uma nova tela se abrirá
2. Clique em NOVO
3. Preencha o nome do requisitante
4. Clique SALVAR
5. Clique VOLTAR
Pronto! O novo nome do requisitante foi cadastrado e agora já faz parte da lista de opções.
Este processo é válido para todos os campos em que o botão azul aparece à sua esquerda.
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